DAN DIDIO: "NÓS NÃO PUBLICAMOS GIBIS PARA CRIANÇAS. PUBLICAMOS GIBIS PARA ADULTOS DE 45 ANOS"

* * * *
Abhay Kholsa escreveu um post gigante no The Savage Critics para explicar por que Dan DiDio não é um bom administrador para a DC Comics. Foi uma resposta a um artigo deprimente que Michael Davis escreveu no Bleeding Cool [“Porque nós ainda estamos reclamando de Dan DiDio?”; o principal argumento é: “ele ama gibis”] e foi escrito logo depois das acusações contra Eddie Berganza começarem a pipocar pela Internet.

Parte do problema é que Dan DiDio é uma pessoa abertamente polêmica, do tipo que não se importa e ofender pessoas, e Kholsa não -- no início do post, há um aviso de que se trata de “uma opinião apresentada para efeitos puramente de entretenimento. Nada aqui escrito deve ser interpretado como uma representação de fato puro e duro -- são apenas opiniões”. 

De qualquer forma, o artigo explicita os problemas que DiDio enfrentou mantendo quadrinistas e editores de ponta na DC [para isso, cita Mark Waid e Greg Rucka, reconhecidamente reclamões, mas também quadrinistas anônimos, mas também Warren Ellis, Paul Jenkins e Kevin Maguire]. Esse é o principal argumento de Kholsa. 

Também mostra as dificuldades que a DC teve para capitalizar seus grandes eventos e a a propensão da editora para “ignorar áreas em crescimento dos quadrinhos”. Citando Paul Pope: “Me sentei com o chefe da DC, queria fazer uma série do Kamandi, o personagem de Jack Kirby. Fiz uma excelente proposta… e ele disse ‘você acha que isso vai ser para crianças? Pare, pare por aí. Nós não publicamos gibis para crianças. Publicamos gibis para adultos de 45 anos. Se quer fazer gibis para crianças, pode escrever Scooby-Doo’. E eu pensei: ‘acho que vamos nos separar’”. [QUADRINHOS]

Nenhum comentário: