A ADOLESCÊNCIA DE JIM STERANKO: “ELE ME SEU COMPARSA TINHAM DUAS REGRAS: NUNCA USAR ARMAS E NUNCA ROUBAR EM SUA CIDADE NATAL”

* * * *
Jim Steranko não é apenas um baita desenhista de quadrinhos: também é uma dos melhores personagens do mundinho das hqs. Andrea Fiamma é um dos melhores tarados por quadrinhos do Fumettologica. Então esse perfil é só vantagens.

Steranko tem é um personagem de um determinado tipo: o tipo “épico americano”. Como explica Fiamma, “os seus avós emigraram da Ucrânia e se mudaram para o leste Pensilvânia, para trabalhar em mineração, o pai se tornou contrabandista de carvão. Steranko nasceu lá, em Reading, em 1938. Doente e pequeno, era o alvo favorito dos valentões da escola, e começou a estudar boxe e autodefesa. Entre as paixões de infância: a mágica". 


Segue: “aos 15, organizou o seu primeiro show de escapismo em público, com a cumplicidade do da polícia: ‘me algemaram as mãos e os pés e me deram meia hora. Levei 27 minutos’. Não demorou para deixar de ser escapista para ser criminoso. Dois anos mais tarde já era um ladrão que cometia furtos onde quer que houvesse uma caixa registradora. Ele e seu cúmplice tinham duas regras: nunca usar armas, e nunca em Reading, a sua cidade natal”. [QUADRINHOS]

Nenhum comentário: