COLORIZAÇÃO

* * * *
Os coloristas são cada vez mais importantes nos quadrinhos -- praticamente engoliram os arte-finalistas. Andrea Fiamma, do Fumettologica, reuniu vários deles [todos excelentes] para uma “mesa redonda”: Frank D'Armata, Lorenzo De Felici, Annalisa Leoni [esses dois trabalham para a Bonelli], Brigitte Findakly [colorista habitual de Joann Sfar e Lewis Trondheim], John Higgins, Matt Hollingsworth, Paul Mounts, Ruby [colorista frequente de Cyril Pedrosa], José Villarrubia e Matthew Wilson. O Comics Journal traduziu tudo para o inglês. 

Eles falam bastante [principalmente Hollingsworth e Wilson] sobre detalhes da profissão técnica -- até de quanto ganham por página. Wilson, por exemplo, explica o que faz um “flatter”: “é alguém que faz a primeira etapa do processo de colorização. Eles pegam a página em preto e branco, e colocam cores planas para que o colorista possa mais facilmente selecionar as cores e criar as cores finais. Pense em um desenho em preto e branco de uma pessoa de pé em um gramado com o céu por trás dele. O flatter coloca uma cor na grama, colore as roupas, pele, cabelo, olhos, etc, do homem, e uma cor no céu. Agora, quando eu recebo a imagem já aplanada, posso selecionar mais facilmente o céu, a grama, o homem, com poucos cliques no mouse. As cores que o flatter usa não precisam ser as certas, e quase sempre diferentes das cores finais. Usar um flatter me economiza de 45 minutos a 2 horas por página”.


Eles também falam dos coloristas que atualmente são os seus favoritos. John Higgins fala de Laura Martin, FCO Plascencia e Matt Hollingsworth. Lorenzo De Felici, de Dave Stewart [“o conhecimento dele da dinâmica das cores é muito profundo e refinado”]. Brigitte Findakly, de Hayao Miyazaki. Annalisa Leoni, de Dave Stewart e Marte Gracia. Ruby de Maxfield Parrish. Paul Mounts de Kristian Donaldson e Jean-Pierre Gibrat. Matt Hollingsworth de Moebius, Van Gogh e Hiroshi Yoshida. Frank D’Armata: Justin Ponsor. José Villarrubia: Dave Stewart, Dean White, Laura Martin, Laura Allred, Chris Chuckry. E Matthew Wilson: Elizabeth Breitweiser[QUADRINHOS]

Nenhum comentário: