STAR WARS, O GIBI OITENTISTA DA MARVEL: “O MAIOR SUCESSO DA EDITORA NA DÉCADA”

* * * *
Você viu essa coleção de gibis de Star Wars que está nas bancas? Tim O'Neil contou, no AV Club, a história que está por trás da publicação deles na Marvel -- ele vai até 1986, sem falar quase nada da nova série de Jason Aaron e John Cassaday. A peça chave é Roy Thomas.

Thomas, que já conhecia, através do próprio George Lucas, o projeto Star Wars antes do lançamento do filme, foi procurado por Charles Lippincott [“braço direito de Lucas”] para convencer a Marvel a publicar o gibi. A própria Marvel, além da Warren e da DC, já tinham recusado a oferta em momentos anteriores. Thomas aceitou a missão ao ver essa imagem, desenhada por Ralph McQuarrie:

Também estou convencido.
O veterano roteirista/editor acabou conseguindo convencer uma relutante Marvel. Foi um grande negócio: diz O'Neil que o gibi, lançado meses antes de Uma Nova Esperança, “se tornou com a estreia do filme o maior sucesso da Marvel na década”. É que “havia um mercado para um tipo específico de produto relacionado a filme que quase não existe hoje. Coisas como novelizações e adaptações em quadrinhos eram populares porque simplesmente não havia outra forma de se ter o filme depois que eles eram exibidos no cinema”. [QUADRINHOS]

Nenhum comentário: