O CAVALEIRO DAS TREVAS 2, DE BRIAN AZZARELLO, ANDY KUBERT, KLAUS JANSON E... FRANK MILLER?

* * * *
Não, não: o New Frontiersnerd não tá virado em um site que só trata do Frank Miller. É que o homem tá em todas. Grande parte de sua onipresença vem de Dark Knight III: Master Race, a continuação de O Cavaleiro das Trevas que a DC anunciou no final do ano passado.

Escrita por Miller e Brian Azzarello, e desenhada por Andy Kubert e Klaus Janson, O Cavaleiro das Trevas 3 levanta diversas dúvidas. A primeira delas é: qual é a extensão da participação de Miller? Vaneta Rogers, do Newsarama, tem um artigo e uma entrevista [com Miller e Janson] para tentar responder a essa pergunta.

O Cavaleiro das Trevas 3 foi originalmente anunciado como a parte final de uma trilogia, que seria escrita conjuntamente por Miller e Azzarello. Os planos, no entanto, mudaram: Miller já está trabalhando em uma quarta parte e, conforme disse na entrevista, nela ele vai “responder ao que Brian está fazendo”: “Está nas mãos de Brian Azzarello agora mesmo, e eu aplaudo o que ele está fazendo”. Hmmmmmm.


O ponto de partida do projeto também não está muito claro: conforme Miller, a terceira parte “não foi ideia sua; a sua ideia é a quarta parte”. Isso não está de acordo, conforme Rogers, com o que Jim Lee disse sobre o projeto na New York Comic Con.

Então: “Pode ser que Miller esteja tentando promover um colega” e que a DC esteja “dando créditos para um coescritor com um nome conhecido que não vai escrever muita coisa”, o que “não é um fenômeno novo”.

Na entrevista, Miller comenta a importância das mulheres no seu trabalho [“desde a minha fase jovem e confusa na revista do Demolidor, com a Elektra”] e sobre os dois primeiros Cavaleiro das Trevas. Sobre o primeiro: “eu morava em Manhattan e estava sobrecarregado. Dirty Harry era o meu personagem favorito. Eu tinha muita raiva. Tudo explodiu naquelas páginas”; sobre o segundo: “foi muito mais global que o primeiro, porque era quase uma nova Guerra Fria”.


Janson, por outro lado, falou sobre a sua tentativa de manter a consistência visual com as duas primeiras minisséries: “comecei a usar as mesmas ferramentas que eu usava quando estava fazendo O Cavaleiro das Trevas, usando os mesmos bicos de pena...”. [QUADRINHOS]

Nenhum comentário: