JONATHAN LETHEM: “EXISTE UM PESO ARTIFICIAL NOS GIBIS DE SUPER-HERÓIS”

* * * *
Temos mais uma The Best American Comics, a antologia anual organizada por Bill Kartalopoulos, no mundo. Em 2014, Scott McCloud foi o encarregado de fazer a seleção de histórias. Em 2015, é a vez de Jonathan Lethem, escritor de Fortaleza da Solidão e nerd de gibi -- como o próprio livro atesta: abriu as portas para que ele escrevesse uma série de Omega the Unknown, desenhada por Farel Dalrymple. Henry Chamberlain, do Comics Grinder, falou com ele sobre a antologia.

O próprio Kartalopoulos descreveu a edição de 2015 como “menos ampla” que a do ano anterior. Lethem, por exemplo, deixou gibis de super-heróis de fora: tentou se concentrar em histórias “mais leves, com um senso do absurdo”. 

Auto-retrato bem humorado

“Ironicamente”, isso não inclui homens vestindo collants: “o que eu encontrei de mais pesado era o que se encontrava amplamente em gibis de super-heróis mainstream, com os quais eu não conseguia me conectar. Frequentemente, isso acontece porque existe um pouco de peso artificial neles. É uma espécie de inversão de papéis. As empresas de quadrinhos mainstream estão produzindo muitas coisas sérias”. [QUADRINHOS]

Nenhum comentário: