O FANÁTICO, NA VERSÃO DE ALEX TOTH: “EXTREMO”

* * * *
Brian Cronin, do CBR, as vezes desencava umas coisas legais no Comic Book Legends Revealed. No #540, ele achou duas: o design original do Fanático, o vilão dos X-Men, feito por Alex Toth e a origem do nome da empresa de brinquedos de Todd McFarlane, a McFarlane Toys. 

A estréia do Fanático aconteceu em X-Men #12 [que chegou às bancas em maio de 1965]. A edição foi desenhada por Alex Toth [parte do esforço de Stan Lee para introduzir outros quadrinistas na linha da Marvel] a partir de esboços de Jack Kirby. Nela, o Fanático só aparece ao final: ao longo de toda a edição, os [então-adolescentes] X-Men apenas testemunham a destruição provocada pela sua chegada. No último quadrinho, ele é revelado. Na arte original, dá para ver como era o personagem originalmente:



Forte, ein? Antes de pegar as pedras, temos que lembrar que é possível que nem toda essa... coisa seja obra de Toth: é possível que ele tenha partido do esboço de Kirby. Para não manchar a memoria de Toth, olha só o Ciclope nesse quadrinho da ultima pagina: ele parece um alien. Lembra a versão do personagem em Marvels, de Alex Ross:



McFarlane, por outro lado, recebeu uma notificação da Mattel ao lançar a sua linha de bonecos, originalmente chamada de “Todd's Toys”: resulta que Todd é o nome do irmão menor da BARBIE. Para evitar problemas, ele mudou o nome da empresa para McFarlane Toys -- e agora mesmo deve estar sentado em uma pilha de dinheiro graças a ela.  [QUADRINHOS]

Nenhum comentário: