THE OMEGA MEN #4, DE TOM KING, TOBY CYPRESS E ROMULO FAJARDO JR.: “O SISTEMA VEGA É O ORIENTE MÉDIO”

* * * *
“Personagens complexos e arte corajosa”. É a descrição de Oliver Sava, do AV Club, para The Omega Men #4, de Tom King [ex-agente da CIA e escritor de A Once Crowded Sky], Toby Cypress [Blue Estate, substituindo o desenhista habitual Barnaby Bagenda] e Romulo Fajardo Jr. [Wonder Woman '77]. A série é protagonizada pelo Lanterna Verde noventista, Kyle Rayner.

The Omega Man é uma reinvenção do super-grupo-cósmico de alienígenas criado por Marv Wolfman e Joe Staton em um “contexto moderno altamente politizado”, que dá para King “a oportunidade de mergulhar profundamento no desespero existencial de um personagem que tropeçou por acaso na vida de super-herói e sofreu uma tragédia traumatizante por causa disso”.

O lado “altamente politizado” é alimentado pelo passado de King, que “trata de assuntos como a ocupação militar americana no Oriente Médio, a relação entre distúrbios sociais e fundamentalismo religioso, e a confusa diferença entre terroristas e freedom fighters”. Kyle Rayner é os Estados Unidos no Oriente Médio que é o Sistema Vega [a capa da edição já é pouco sutil nesse sentido]: “um terceiro que foi empurrado para uma situação que não entende totalmente e não está preparado para enfrentar”, rodeado por pessoas que querem o seu poder para promover os seus propósitos”.  [QUADRINHOS]

Nenhum comentário: