MAKOTO YUKIMURA, SOBRE VINLAND SAGA: “O ARTISTA PRECISA TER UM CONTROLE DE ANSIEDADE ENORME”

* * * *
Renato Souza traduziu, adaptou e publicou no Leitura Oriental uma entrevista que Makoto Yukimura deu para o canal francês ARTE. Yukimura é o mangaka responsável por Planetes e Vinland Saga, ambos publicados no Brasil pela Panini.

Na entrevista, ele falou sobre os dois mangás -- que são, em grande parte, opostos: Planetes é uma ficção científica curta [4 volumes], que explora os personagens [lixeiros espaciais do futuro] psicologicamente, sem raios-laser e com preocupações ambientalistas. Não exigiu grandes pesquisas e foi influenciado por Arthur C. Clarke e Tani Koshu [escritor de sci-fi japonês].

Vinland Saga é muito mais ambicioso: os protagonistas são vikings do século XI, apresentados de forma realista. Exigiu um “ano só para pesquisar os aspectos políticos, militares e religiosos”: “tive que ler muito e aprender bastante sobre os Viking's antes de iniciar o primeiro Storyboard dos personagens. E durante este período, o artista precisa ter um controle de ansiedade enorme. Passei muito tempo mesmo tendo que preparar esta série”. [QUADRINHOS]

Nenhum comentário: