JOHN BYRNE X DAN SLOTT: "SLOTT EXPRESSA A IDEIA COMUM ENTRE OS FÃS DE QUE MUDANÇAS SÃO BOAS!"

* * * *
Depois de colocar a personalidade do Dr. Octopus no corpo de Peter Parker [em Superior Spider-Man], Dan Slott tem mais uma mudança para o personagem: transformá-lo em um Tony Stark. Na Amazing Spider-Man pós-Guerras Secretas [a mega-saga do ano], o Homem-Aranha será o guarda-costas do agora bilionário Peter Parker. A proposta deu origem a um tópico no John Byrne Forum, que contou com a participação dos dois quadrinistas, Byrne e Slott.

Virou, é claro, discussão. Byrne abre os trabalhos dizendo que Slott “expressa a ideia comum entre os fãs de que Mudanças são Boas! E um breve olhar sobre os últimos quarenta anos, mais ou menos, nos mostra como isso tem funcionado bem!”. Sim, ele está sendo irônico. Slott em seguida aparece para tentar se explicar -- a proposta é tirar o personagem de sua zona de conforto, vocês deveriam ler o gibi, etc [noutras palavras: “expressa a ideia comum entre os fãs de que Mudanças são Boas!”]. 

A idéia de Byrne é que os quadrinhos de super-heróis deveriam seguir a fórmula sessentista, com histórias que não alteram o status quo dos personagem [usa como exemplo de mudança desnecessária... a morte de Gwen Stacy]. 

Ele está falando, no entanto, de um ponto de vista mais comercial do que criativo: esse é o motivo pelo qual, diz ele, as histórias não conseguem mais funcionar para todos os públicos e a base de leitores encolheu. Byrne, é claro, também é versado na história dos gibis: em uma postagem particularmente explicativa ele mostra como a mentalidade Mudanças são Boas é decorrente do fluxo de fãs para dentro da indústria. 

Slott aguenta o tranco por bastante tempo: desiste da conversa lá pela décima página. [QUADRINHOS]

Nenhum comentário: