FRAGMENTS OF HORROR, DE JUNJI ITO: “MULHERES, HOMENS E TERROR”

* * * *
Tem gibi de terror novo de Junji Ito nos EUA: Fragments of Horror, publicado pela VIZ. É uma coletânea de histórias curtas originalmente publicadas na revista Nemuki+ [uma revista shojo de terror] entre 2013 e 2014. Joe McCulloch, o homem dos mangás e do texto empolado do The Comics Journal, escreveu uma longa resenha.

A primeira coisa a se saber é: Ito “frequentemente publica gibis em revistas para mulheres e garotas”. Tomie, o seu primeiro trabalho, é um exemplo: “foi originalmente lançada na Monthly Halloween, uma revista shojo de terror para garotas, publicada pela Asahi Sonorama” [mesma editora de Fragments of Horror].

Não é o mesmo tipo de terror, portanto, que Uzumaki [publicada em uma revista seinen para homens adultos]. São histórias que também “não estão entre os seus melhores gibis”. Mas “elas revelam algumas coisas em comum que são fascinantes”, “como uma visão de mundo coesa e chamativa que não aparece nas outras hqs do mesmo artista”. É uma visão “sobre mulheres, homens e terror, sobre como os homens são consumidores e egoístas, mas também carentes, e como as mulheres, através de proximidade sobrenatural, conseguem arrancar uma satisfação fugaz de um mundo amoral que desafia as imposições humanas de significados”.

Eu falei que o cara era meio empolado.  [QUADRINHOS]

Nenhum comentário: