MIKE ALLRED: "EU ERA APAIXONADO PELA GWEN STACY"

* * * *
E vamos continuar com entrevistas em várias partes. Agora, é a vez de Mike Allred [Madman, Red Rocket 7] no 13th Dimension. Foi Dan Greenfield que falou com ele. Dessa vez, no entanto, a conversa é fluída: são cinco partes e nenhuma pauta.

Na primeira, Allred fala de sua infância/adolescência. Passa por parar de ler de gibis: “continuei lendo gibis até que mataram a Gwen Stacy. Eu era apaixonado por ela e isso me fez parar de comprar gibis totalmente”. E também passa por voltar a ler gibis: “foi na metade dos anos 80 que um amigo me fez voltar a ler gibis, me mostrando... Ele sabia que eu era um artista -- escultor, na época -- e ele sabia que eu queria ser um cineasta. Queria fazer filmes. Escrevi um roteiro e estava fazendo o storyboard e ele me disse, tipo, 'cara, por que você não faz logo um gibi?'. E então ele me deu pilhas e pilhas de gibis e disse 'leia esse Demolidor do Frank Miller, leia O Cavaleiro das Trevas'”.

Nessa primeira parte, Allred cita o Conan de Barry Windsor-Smith como uma grande influência. Isso volta na segunda com uma anedota: “foi entre o final do segundo grau e a universidade. Meu pai me conseguiu um emprego de salva-vidas no verão. Me deram 500 dólares e eu gastei 250 em 24 gibis do Conan”.

As outras partes são mais curtas e voltadas para as preferencias quadrinisticas de Allred. Na terceira parte, ele lista outros artistas que “obrigam” ele a comprar gibis [“Dan Clowes, Charles Burns, Chester Brown, Dave Cooper e vários outros como Charles Vess ou Michael Kaluta, Jim Woodring…”; também Jim Steranko e Frank Frazetta]. Na quarta, fala de gibis da Era de Prata e de gibis atuais [recomenda uma cacetada: o Batman '66, obviamente, mas também o Demolidor de Mark Waid e Chris Samnee, She-Hulk, The Private Eye...]. Na quinta, Allred comenta 13 gibis de sua coleção.  [QUADRINHOS]

Nenhum comentário: