AFTERLIFE WITH ARCHIE: ESCAPE FROM RIVERDALE, DE ROBERTO AGUIRRE-SACASA E FRANCESCO FRANCAVILLA: "TUDO AQUILO CONTRA O QUE O CCA SE OPÔS"

* * * *
Tim Hanley, do Los Angeles Review of Books, resenhou Afterlife with Archie: Escape from Riverdale -- sim, um “Archie Zombies”. Por quê? Primeiro, porque tem uma equipe criativa de primeira: Francesco Francavilla [Black Beetle] e Roberto Aguirre-Sacasa [O Sensacional Homem-Aranha: Feroz]. E segundo, porque é uma espécie de pá de cal no Comics Code Authority.

É que John L. Goldwater, criador do Archie, foi o presidente da Comics Magazine Association of America [CMAA], a associação que criou o CCA como resposta às investigações de Frederic Wertham -- ou às pretensões do governo americano em regulamentar a publicação de gibis. E Afterlife with Archie é “tudo aquilo contra o que o Comics Code Authority se opôs”: “a existência do gibi é decorrente do amor de Francavilla pelas séries de terror, especificamente pelas da EC Comics, o auge dos quadrinhos de terror antes deles serem varridos do mapa pelo CCA”. [QUADRINHOS]

Nenhum comentário: