LEANDRO LUIGI DEL MANTO E A HISTÓRIA DE SANDMAN NA EDITORA GLOBO

* * * *
Leandro Luigi Del Manto é um dos editores mais importantes da história dos quadrinhos americanos no Brasil: trabalhou redação de heróis da Abril no final da década de 80, talvez o melhor período para se estar lá, e é um dos principais responsáveis pela publicação da série completa de Sandman, de Neil Gaiman e Dave McKean [e uma pá de desenhistas] pela editora Globo -- o que seria BONITO por si só, mas deve ser somado ao fato de que aconteceu em um período particularmente difícil para se publicar hqs adultas no Brasil. Vagner Abreu, no site do Dínamo Studio, conversou com Del Manto sobre tudo isso. A entrevista é dividida em três partes: um, dois e três.

Quer exemplos da parte “período particularmente difícil”?. Toma: “Era difícil achar as revistas nas bancas! Os jornaleiros não sabiam onde colocar as revistas. Eram revistas menores que as revistas adultas e um pouco maiores que o formatinho, mas tinham menos páginas e custavam mais caro”; “a impressão da revista ia para a distribuidora. Só depois de uns três meses, quando a revista já havia sido recolhida das bancas e voltava para a editora é que se poderia ter um número exato de quanto tinha vendido de verdade. Era um sistema muito arriscado”; “O início dos anos 1990 no Brasil foi um período terrível na economia do país. Estávamos todos sofrendo com o tal ‘Plano Collor’, que visava conter a inflação, mas acabou se tornando um pesadelo em toda a população. As vendas de revistas despencaram nesse período”.

Ainda dá tempo para contar umas anedotas da produção, como a Devir conseguiu salvar a série do cancelamento e defender o formatinho [“salvou” a publicação de gibis de super-heróis no Brasil que ia para o saco com a Crise do Petróleo].  [QUADRINHOS]

Nenhum comentário: