ARTUR TAVARES: “EXISTE UM PÚBLICO DE MANGÁ E EXISTE UM PÚBLICO PARA A MARVEL E A DC. TODO O RESTO É O PÚBLICO QUE VOCÊ LUTA”

* * * *
Artur Tavares foi entrevistado por Igor Tavares, do Proibido Ler. Tavares [o Artur] é editor da HQM que publica The Walking Dead e os gibis da Valiant [X-O-Manowar e Universo Valiant]. E foi principalmente sobre a Valiant, a nova versão do universo originalmente criado por Jim Shooter depois de sua saída da Marvel nos anos 90, que os dois conversaram.

Também deu para falar sobre as particularidades do mercado brasileiro: lutar contra o Batman [leitores estão migrando para os personagens tradicionais], a influência do preço nas vendas, o funcionamento da HQM e sobre a estratégia de sobrevivência das editoras de quadrinhos: “a grande maioria das editoras Brasileiras hoje estão lançando material de ProAC (Programa de ação cultural), material de PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola). Muito mais o ProAC porque o ProAC já sai financiado. E (as editoras) estão evitando lançar material gringo porque foi percebido um inchaço… Você vê que as editoras de médio porte hoje estão meio que sobrevivendo às custas de financiamento dos outros e não de material em si”.  [QUADRINHOS] 

Nenhum comentário: