HR GIGER: SALVADOR DALI, MAX ERNST, ERNST FUCHS, FRANCIS BACON, ARNOLD BÖCKLIN, H. P. LOVECRAFT

* * * *
Em maio, morreu o artista surrealista Hans Rudolf Giger, mais conhecido pelas alcunhas HR Giger e “pai do Alien”. Ao longo do mês, apareceram diversos obituários/mini-biografias.

Uma das mais detalhadas, inclusive no que se refere à origem de Alien [do fracasso do Dune de Alejandro Jodorowsky, ao quase filme de Roger Corman, a Ridley Scott, com Dan O’Bannon como fio condutor] é essa, de Ryan Lambie, do Den of Geek. Ele também listou os artistas que influenciaram Giger -- Salvador Dali, Max Ernst, Ernst Fuchs e Francis Bacon, mas também “o pintor simbolista e conterrâneo Arnold Böcklin”, que teve um de seus quadros mais famosos, A Ilha dos Mortos, homenageado por Giger em 1977, “às sedutoras curvas do art noveau” e H. P.Lovecraft [“o artista parece dar uma forma tangível às escorregadias e aparentemente indescritíveis criaturas que rastejam pelas histórias de Lovecraft”].

A primeira versão do quadro de Böcklin [de 1880]...

...e a homenagem de Giger [1977].

Thomas Gorton, do Dazed, também tratou de referências. No entanto, foi mais específico e comentou apenas Lovecraft e Bacon, de forma mais detalhada [e com direito a vídeo]. Falando desse último, citou o próprio Giger, que atribuiu a criação do Alien ao tríptico Três estudos para figuras na base de uma crucificação, de 1944, onde há um “tipo de fera que é uma cabeça que é apenas uma boca. Ridley queria algo assim”. 




E, no RogerEbert.com, Matt Zoller Seitz falou da repercussão da obra de Giger: pós-Alien, a palavra “biomecânico” se tornou “um lugar comum”. Especificamente, temos a “extraterrestre sedutora” de A Experiência [aquele mesmo, com a Natasha Henstridge e a bizarra reunião de Ben Kingsley, Michael Madsen, Alfred Molina e Forest Whitaker; “Giger ajudou no projeto”], os monstros de Hellraiser, os Borg no reboot de Jornada nas Estrelas, Independence Day e Predador, “basicamente o xenomorfo de Giger cruzado com o Boba Fett” [“um executivo da Twentieth Century Fox me falou uma vez que o filme original da série ganhou o sinal verde porque alguém na Fox pensou que seria legal colocar o Rambo contra o alien de Giger em uma selva”]. [ETCETERA]

Nenhum comentário: