O CAPITÃO AMÉRICA DE JACK KIRBY: 40 ANOS EM UM ARTIGO

* * * *
Robert Steibel, o Kirbyspecialista residente do The Comics Journal, comparou três gibis do Capitão América [Captain America # 101, de maio de 1968; Captain America Comics #1, de março de 1941; e Captain America # 212, de agosto de 1977]. Os objetivos: mostrar a evolução no traço de Jack Kirby ao longo dos 40 anos em que trabalhou com o personagem, olhar de perto a arte final de Syd Shores e "deixar claro o como Kirby foi importante no processo de criação e escrita" desses gibis [o que, como não, gerou uma ampla discussão na caixa de comentários].

O vilão das três histórias é o Caveira Vermelha. Em ordem cronológica:


Shores é um sidekick que dá "três dimensões" e "um pouco de fotorrealismo" que não se vê "nos traços de Jack filtrado por outros arte-finalistas, fora Wallace Wood":

3D
E, com base nas notas de Kirby nas margens das páginas originais, Stan Lee é um "autor secundário": "Jack Kirby era o autor principal [ou primário] dessa história  [ele escreveu a história primeiro, com indicações de Lee]. Lee era o autor secundário [Lee acrescentou texto com base na história e na arte de Jack]. [NFN DIÁRIO]

Nenhum comentário: