JIM LEE: "É O CURSO NORMAL DOS NEGÓCIOS QUE NEM TODO MUNDO VAI CONCORDAR COM O QUE FAZEMOS CRIATIVAMENTE"

* * * *
No Icv2, entrevistaram a dupla editorial da DC, Jim Lee [+] e Dan Didio. Foi em duas partes: uma e duas. É um bom momento, considerando que a editora tá imersa em controvérsias, a começar pela instabilidade das equipes criativas de sua série.

Sobre o esse problema, Lee comentou que, bom, c'est la vie...

“é o curso normal dos negócios que nem todo mundo vai concordar com o que fazer criativamente com uma série. A empresa tem o direito de controlar o destino e o futuro dos personagens, e os criadores têm que decidir se eles estão dispostos a trabalhar em um ambiente onde eles contam uma história, mas dentro do marco e um universo que tem uma continuidade e que você tem que trabalhar com todos esses outros criadores e editores que querem controlar a direção dos personagens”.

...e que também não é tão dureza: “o que é excelente na indústria é que nós estamos em um ponto agora em que não existe apenas um time na cidade. Você pode fazer coisas para a Vertigo; você pode se auto-publicar; você pode fazer um Kickstarter; você pode trabalhar com os competidores. Existe muita liberdade para esses criadores”.

Os dois também estavam felizes com os NÚMEROS. Didio comentou que houve um “crescimento tanto nas edições impressas quanto nas digitais, o que é importante dizer, porque elas não estão se canibalizando e parecem se complementar”. E Lee comentou que, lá na ponta, os vendedores “estão recebendo capital, e estão investindo em novos projetos e você vê um aumento nos pedidos para novos lançamentos e novas iniciativas”, o que não é “motivado por especulação, como nos anos 90”. [NFN DIÁRIO]

Nenhum comentário: