HOKUTO NO KEN, DE TETSUO HARA E BURONSON: CONAN, O BÁRBARO + MAD MAX 2 + CAVALEIROS DO ZODÍACO

* * * *
"É sobre um lutador de artes marciais que pode explodir a cabeça das pessoas tocando nelas". É assim que Jason Thompson descreveu Hokuto no Ken [Fist of the North Star, na tradução americana], o mangá-macho de Tetsuo Hara e Buronson, para esse artigo no Anime News Network.

É uma mistura de Conan, o Bárbaro, com KUNG FU e Mad Max 2: um mangá de porrada, ambientado em um futuro pós-nuclear em que vilões que se vestem como drag-queens punk lutam contra um protagonista queixudo, ultra-macho-man e com um estoque infinito de camisetas para rasgar com a FLEXÃO PEITORAL.

Diz Thompson que essa abordagem, como é característico em mangás juvenis de porradaria, não é desprovido de SENTIMENTOS: não se trata apenas de "um mangá de sangue másculo, mas também de lágrimas másculas, no qual em cada volume um personagem novo acrescenta novas camadas de tragédia emo".

O resultado é FAMILIAR: "ainda que Fist of the North Star comece como um filme de faroeste pós-apocalíptico, com um herói solitário chegando à cidade para salvar todo mundo uma e outra vez, chega uma hora em que ele fica mais parecido com Cavaleiros do Zodíaco, com um grupo de heróis que sangram, choram e lutam uns pelos outros, e em alguns momentos se cegam e criam novos globos oculares". [NFN DIÁRIO]

Nenhum comentário: