SUPERMAN UNCHAINED, DE SCOTT SNYDER E JIM LEE: ESPETÁCULO; NEW SCHOOL, DE DASH SHAW: COMPLEXO

* * * *
Oliver Sava e Noel Murray, do AV Club, como habitualmente fazem, repassaram algumas novidades lançadas nos EUA. Duas merecem especial destaque: Superman Unchained [+], nova série escrita por Scott Snyder [+] e desenhada por Jim Lee [+] protagonizada pelo escuteiro azul da DC [e resenhada por Sava] e New School [+], novo gibi de Dash Shaw [+] [resenhada por Murray], que teve Umbigo Sem Fundo publicado no Brasil pela Companhia das Letras.

Sobre a primeira, Sava comenta que a aposta é pelo espetáculo: "existe um splash page do Super-Homem voando na direção de um satélite em queda que é, na verdade, um poster, um truque que se presta para um visual marcante, mas que não acrescenta nada à experiência da leitura". Ocupa seis páginas. Mas o resultado é favorável: "Jim Lee prova que consegue manejar uma narrativa mais sutilmente emocional junto com o espetáculo widescreen", o que, somado ao roteiro de Snyder, faz com que esse seja o melhor relançamento do personagem desde o início dos Novos 52, com a Action Comics [+] de Grant Morrison [+].

Sobre New School, Murray diz que a trama é direta, mas que a construção do personagem principal, Danny, é INUSUAL. Somado a isso, está o traço de Shaw, "com camadas que parecem linhas grossas feitas com canetinha e cores lavadas que se tornam mais frequentes e elaboradas com o desenvolvimento da história, mostrando como a visão simplificada de Danny sobre a sua vida se torna mais complexa e pantanosa".

                  

Nenhum comentário: