JIM STERANKO: INÍCIOS

* * * *
Tom Scioli escreveu um artigo, no Comics Journal, sobre o que pode ser OU NÃO o primeiro trabalho publicado de Jim Steranko [+]: histórias para uma linha de gibis de super-heróis editada por Joe Simon [+], que não lhe teriam sido creditadas [além da "simples" concepção dos personagens].

Independentemente da QUESTÃO HISTÓRICA [saber qual foi o primeiro trabalho de um dos principais artistas dos quadrinhos], vale pela ANÁLISE das características do desenho Sterankiano.

Coisas como composição ["Steranko popularizou o lado bad-ass dos super-heróis, usando a técnica que fosse necessária para fazer que os personagens parecessem os mais legais"], fetiche por armas e por exibição de PODER...:


...e corpos em corrida contorcidos:


Scioli, também, descreve a semelhança entre o trabalho de Steranko e o de Bob Powell [+], quadrinista em atividade desde os anos 30 que fez parte do Eisner & Iger Studio, e BRILHA no encadernado Four Color Fear [+], de história de terror dos anos 40, organizado por Greg Sadowski [+]: "eles compartilham uma estranheza anatômica transcendente (no seu desenho) e soluções inventivas para problemas. Os dois gostam de padrões [motifs] de relógio e caveiras e cenários imaginários Dalinescos". [NFN DIÁRIO]

                  

Nenhum comentário: