JAPÃO ALÉM DOS OTAKUS E DA HELLO KITTY

* * * *
Sabe o que é defasado? Teu entendimento sobre a cultura japonesa moderna. É a tese de Kauê Antonio Lee, nesse artigo mastodôntico para o Chuva de Nanquim, que nos oferece um PANORAMA completo e exaustivo do seu STATUS ATUAL: de onde veio, para onde vai, do que se alimenta, e como é seu HABITAT NATURAL.

Passa por lobby político [existe um esforço concreto em promover a cultura japonesa como bem de exportação, um resultado da estagnação econômica do país nos últimos vinte anos], um boom criativo anal-retentivo resultado da alienação djóvem, e tem por PEDRA DE TOQUE o manifesto Superflat, uma espécie de boom modernista pop art e pós-nuclear pela via da ironia anti-ocidental, e as reações a esse para chegar no "que podemos esperar da produção artística japonesa no futuro, tendo em vista que ela foi profundamente modificada em propósito pelos desastres naturais e atômico de Fukushima, além de encarar a desleal concorrência por atenção e financiamento com a emergente produção artística da China (China Mania)".

Também passa por ratos mutantes mortos pintados de Pikachu, porque nós ainda estamos falando do Japão:


Leia o artigo: é o mais completo panorama sobre a cultura japonesa atual que você vai encontrar. Está em português e você pode fazê-lo em doses homeopáticas. [NFN 100MG] [WWB]

Nenhum comentário: