ERA DE OURO E JUDEUS: "O 'A' DO CAPITÃO AMÉRICA NÃO É APENAS A INICIAL DE 'AMÉRICA', MAS TAMBÉM UMA REFERÊNCIA AO ALEPH"

* * * *
Santiago Garcia, do Mandorla, foi ao Museu Judeu de Maryland para visitar a exposição ZAP! POW! BAM! The Superhero: The Golden Age of Comic Books, 1938-1950. Voltou com um relato, uma pá de fotos e com CONSIDERAÇÕES PERTINENTES sobre a relação entre os gibis de super-herói da Era de Ouro e o judaísmo. Tudo isso você pode ler aqui.

Para fundamentar as tais considerações pertinentes, Garcia cita o livro The Myth of the Superhero, de Marco Arnaudo. Especificamente sobre o simbolismo do "A" na testa do Capitão América, Arnaudo diz, e Garcia transcreve que ele funciona "não apenas como a inicial de 'América', mas também como uma referência ao Aleph, a primeira letra da palavra escrita na testa do golem para ativá-lo. Essa conexão é ainda mais interessante considerando que é precisamente quando o Capitão América coloca a sua máscara, portanto, quando coloca o A/Aleph na testa, que deixa de ser um simples civil e se 'ativa' como um super-herói e defensor da comunidade". [NFN DIÁRIO]

Nenhum comentário: