DAVID AJA, SOBRE HAWKEYE: "TUDO QUE VOCÊ PODE DIZER VISUALMENTE, VOCÊ DEVE FAZER VISUALMENTE"

* * * *
David Aja [+], o desenhista de Hawkeye [+], foi entrevistado por Alex Dueben, do CBR. O tema foi, precisamente, a série do Gavião Arqueiro, em especial a edição #11, protagonizada pelo cachorro-sidekick do protagonista, o PIZZA DOG.

Na entrevista, Aja descreve o processo de criação da série, caracterizado pela colaboração com Matt Fraction [+], Matt Hollingsworth [+] e o letrista Chris Eliopoulos: Fraction manda para Aja uma trama; Aja manda para Fraction bocetos; os dois conversam; mais esboços; entram os diálogos. E mais esboços: "eu faço os rascunhos no computador [especificamente, uma mesa digitalizadora da Wacon], então eu sempre trabalho com todo o texto e o diálogo. Eu faço os esboços com eles para conseguir enxergar a composição inteira, os textos de apoio e onde os balões de fala vão estar".

Em imagens:


Aja também comenta algumas ideias narrativas ["é um gibi. Tudo que você pode dizer visualmente, você deve fazer visualmente"; "se você pode ler as imagens sem ler o texto, então você acertou"; "você precisa usar a estrutura do gibi para contar as coisas, para encontrar uma forma visual de contar a história"] e sobre a sua obsessão "psicótica" com pesquisa ["preciso saber como cada carro funciona, como as ruas são, como é o arco, a arma, a arquitetura"]. O que nos leva para a edição #11: Hollingsworth coloriu toda ela com cores do espectro visual dos cachorros, azul e amarelo. Aja colabora frequentemente com Hollingsworth: "nós conversamos muito. Eu converso muito com todo mundo. […] Agora estamos trabalhando com cores planas. Matt adora isso porque lhe dá uma chance de trabalhar mais com o design, e mais com conceitos e narrativa". [NFN DIÁRIO]

                  

Nenhum comentário: