"PORQUE O EDITOR EXIGIRIA ISSO SE ELE ESTAVA TENTANDO APELAR A GAROTOS ADOLESCENTES TARADOS?"

[NFN DIÁRIO #240]                                        * * *                                                [29/5/2013]

Don Heck's Pepper Potts [Tales Of Suspense #55, 1964]
Gene Philips, no seu próprio blogue, teceu considerações sobre a BELEZA DAS PESSOAS nos gibis. Partiu das histórias do Homem de Ferro desenhadas por Don Heck [+] e, vejam só que maravilha, foi além do quadrinistas-machistas-que-tratavam-mulheres-como-objeto. Partindo dessa postagem de Barry Pearl, Philips comentou:
A verdade pode estar no fato de que Lee estava menos preocupado com dar a Heck a liberdade para fazer personagens com aparência mais natural, com os quais acho que Heck fez um bom trabalho, e mais preocupado com desenvolver os personagens no estilo novelesco que Lee começou a desenvolver para as séries de super-heróis da Marvel.

Novelas, é claro, tratam de tormentos românticos. Raramente você vê uma novela na qual uma garota de aparência sem graça conquista um cara bonito, ou um cara sem graça consiga uma mulher bela. Por quê? Porque, muito embora esse tipo de coisas aconteçam na vida real, elas não parecem críveis para o público, que espera que "as pessoas bonitas ganhem", especialmente no que se refere ao prêmio "outras pessoas bonitas". É uma hierarquia que a maioria, senão todas, as culturas humanas internalizam, e, mesmo que se vêem exceções, muitos racionalizam o desvio, dizendo algo como "X casou com Y pelo seu dinheiro".


                  

Nenhum comentário: