[NFN DIÁRIO #234] * *
*
[17/5/2013]
E passamos dos projetos fracassados para os filmes
fracassados: Will Harris, do AV Club, entrevistou Jon Cryer, o "dois" de Two
and a Half Man, [Charlie Sheen sempre será o UM] repassando a sua carreira. Isso nos interessa porque Cryer,
antes de alcançar FAMA E FORTUNA [mas depois de Garota de Rosa Choque e, mais
importante, com o mesmo STYLE] foi o sidekick mala de Lex Luthor [Gene Hackman]
no admiravelmente tenebroso Super-Homem IV: Em Busca da Paz.
É aquele dos
mísseis nucleares, uma co-produção [co-fracasso] entre o Cannon Group, em plena
fase MONTA-COMO-DÁ [o orçamento do filme foi de 36 milhões de dólares para 17
milhões de dólares em], e da Warner Bros:
O filme não faz justiça nenhuma ao roteiro. O roteiro era,
na verdade, bem inteligente. O roteiro era basicamente que um garoto pede para
o Super-Homem se livrar de todas as armas nucleares no mundo, dizendo
"Você é o Super-Homem! Porque você não pode fazer isso?". Isso era
uma parte muito mais importante do que esse troço estúpido do Nuclear Man que
eles acabaram usando. Acabava com o Super-Homem decidindo que isso era uma
coisa que os terráqueos deveriam fazer sozinhos, o que eu achei que era uma
mensagem importante na época. Quando finalmente vi o filme, cada frame dele me
machucou, fisicamente. [Risadas] Eu tinha tantas esperanças para ele que... Se
sentir como parte da queda de algo que você tinha a esperança de ressuscitar,
isso é uma coisa dura de suportar.
![]() |
Super-Homem contra o monstro das restrições orçamentárias. |
Já que estamos no assunto, já te dou também o que a
Wikipédia diz ser o que Christopher Reeves, o homem, o mito, comentou sobre o seu filme em sua autobiografia, Still Me:
Também fomos prejudicados por restrições orçamentárias e
cortes em todos os departamentos. Cannon Filmes tinha quase trinta projetos em
andamento na época, e Super-Homem Iv não recebeu nenhuma consideração especial.
Por exemplo, Konner e Rosenthal escreveram uma cena em que o Super-Homem
aterrissa na 42nd Street e caminha em direção à ONU, onde dá um discurso. Se
tivesse sido uma cena em Super-Homem I, nós teríamos de fato gravado na 42nd
Street. Dick Donner teria coreografado centenas de pedestres e veículos e
cortado para pessoas olhando embasbacadas pelas janelas de escritórios ao ver o
Super-Homem andando pela rua como o Flautista de Hamelin. Em vez disso, nós
gravamos em um estacionamento industrial na Inglaterra, na chuva, com uma
centena de extras, sem nenhum carro a vista, e com dúzias de pombos jogados em
cena para criar atmosfera. Mesmo que a história fosse brilhante, não acho que
nós teríamos conseguido alcançar as expectativas das pessoas com essa
abordagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário