A HOLE IN HIS HEAD, DE STEVE DITKO: A MÃO DE JACK KIRBY

[NFN DIÁRIO #238]                                        * * *                                                [23/5/2013]

Você se lembra de A Hole in His Head, história de Steve Ditko  [+] que vocês leram por aqui em um OURO PURO? [Vamos lá, não faz tanto tempo assim]. Pois bem: Nick Caputo, no seu próprio blogue, deu uma olhada nela e encontrou rastros de Jack Kirby [+] [junto com Joe Simon [+], editor da revista em que a história foi publicada]:

Junto com trabalhos de Kirby e Bob McCarty, Steve Ditko desenhou uma história de seis páginas, A Hole in His Head. Para um jovem talento, Ditko apresentou um cenário atmosférico e fortes feições faciais, no que ele apenas melhoraria com o passar dos anos. O que é interessante é a criatura da idade da pedra que aparece em dá início ao caos entre o elenco. [...] Alguém, ou Simon ou Kirby, não acreditou que a versão de Ditko fosse dramática o suficiente, e substituiu o seu desenho por outro de Jack Kirby.


Blake Bell [+], que organizou os Ditko Archives da Fantagraphics, pegou a deixa e, diante dos originais, mostrou que o último quadrinho da história também foi suprimido:


Claramente, Simon/Kirby pensaram que a apresentação do último quadrinho foi tão fraca que eles estavam dispostos a se livrar do "twist final" e apenas deixar a história como se a mulher tivesse enlouquecido (me pergunto quanto eles ganharam, se é que ganharam algo, com o anúncio do creme das espinhas? Provavelmente pareceu um bom negócio na época. Eles certamente não esperavam que um canadense e um nova-iorquino estivessem examinando essas coisas 60 anos depois!).

                  

Nenhum comentário: