KOSMÓPOLIS13: DAVE MCKEAN E PAUL GRAVETT



[WWB #30]                                                       * * *                                                  [9/4/2013]

No dia 16 de março, Paul Gravett [+] [historiador de quadrinhos e organizador de 1001 Comics You Must Read Before You Die] e Dave McKean [+] [eternamente conhecido como o capista de Sandman [+]] apresentaram as suas palestras no festival de literatura Kosmópolis, em Barcelona, organizado pelo CCCB [Centre de Cultura Contemporània de Barcelona].

A organização do festival disponibilizou as duas palestras no VIMEO e você pode vê-las aí em baixo, FORMANDO o WWB de hoje. O tema, como você pode imaginar pela ASCENDÊNCIA dos autores, é o quadrinho britânico.

Além disso, no próprio site do festival foi publicado um resumo, em texto, da palestra de Dave McKean, caso você esteja com preguiça de dar um PLAY. McKean repassou a sua própria carreira: nós ficamos com o que se refere a Mr. Punch, hq que foi publicada no Brasil pela Conrad.

[...] McKean repassou a sua trilogia de novelas gráficas em álbum formada por Violent Cases, Signal to Noise e Mr. Punch. Essa última se inspira no espetáculo de marionetes Punch and Judy, que tem sua origem no teatro ambulante da commedia dell'arte e que foi incorporado ao longo dos anos ao patrimônio sentimental das sucessivas camadas de crianças britânicas. Os bonecos desse conto infantil clássico definem para as crianças uma sensibilidade sinistra infantil, vinculada à tradicional preferência das classes populares britânicas pela truculência, preferência que se tornaria clara durante a Era Vitoriana na peça teatral Sweeney Todd, o barbeiro diabólico. O historiador de quadrinhos britânico Paul Gravett, presente na palestra, apontou na cena posterior ao ato [...] uma fonte visual desconhecida por McKean, a primeira edição, em 1828, do roteiro de Punch and Judy juntamente com gravuras de George Cruikshank, uma verdadeira joia.



Nenhum comentário: