EL VIAJE DEL SUPERHÉROE: A HISTÓRIA DOS FILMES DA MARVEL


[NFN DIÁRIO #211]                                        * * *                                                [15/4/2013]

Os caras responsáveis pelo Zona Negativa se reuniram para mais um artigo MULTI-MÃOS: é esse, sobre o livro El Viaje del Superhéroe, de Iñigo de Prada e Sara G. Rodríguez, sobre os filmes inspirados em gibis da Marvel. Imagino que você saiba em que altura anda essa carruagem [se não, te resumo: na casa do bilhão], então nós vamos para os PRIMÓRDIOS:

Iñigo de Prada e Sara G. Rodríguez nos colocam os antecedentes, para passar rapidamente a nos contar a queda da popularidade dos gibis de super-heróis e o auge alternativo das publicações da EC Comics, dominadas pelo terror, o suspense e a ficção científica. Nos inserem no difícil idílio entre os personagens da Marvel e o cinema, que ainda estava longe de explodir em sua mais terrível virulência, as primeiras incursões seriam em séries de TV na metade da década de 60 e até o final da de 70, com um sucesso ilusório, mas que deixou várias e cruéis seqüelas nostálgicas. Dessa forma, os espectadores desfrutaram de séries animadas como a do Homem-Aranha (1967), de Grantray-Lawrence Animation, ou o Quarteto Fantástico (1967) de Hanna-Barbera Productions, assim como séries com atores reais como a do Espetacular Homem-Aranha (1977) de Nicholas Hammond, ou o Incrível Hulk (1977), protagonizada pelos lendários Bill Bixby e Lou Ferrigno.

Nenhum comentário: