A HOLE IN HIS HEAD, DE STEVE DITKO: TERROR E PARANOIA NA IDADE DA PEDRA



[MEMÓRIA#26/OURO PURO#11]              * * *                                                    [4/4/2013]

Duas coisas que não abundaram no NFN nos últimos tempos: OURO PURO e STEVE DITKO [+]. Como NERDISMO TAMBÉM É JUSTIÇA, chegou a hora de reparar esse mal.

Para fazê-lo, descolei essa história de terror-honesto de um DITKO INICIANTE, A Hole in his Head, publicada na revista Black Magic #27, de dezembro de 1953 [e incluída no primeiro dos Steve Ditko Archives, Strange Suspense [+], publicado pela Fantagraphics e organizado por Blake Bell [+]]. Deixo os detalhes iniciais por conta de Steve Ditko Comics Weblog, FONTE das páginas.

A história A Hole in His Head, de seis páginas, é um bom exemplo de um Ditko iniciante, já conseguindo um estilo próprio, mas ainda pouco trabalhado. Compare o não-tão-convincente efeito de chuva em diversas páginas, algo que Ditko rapidamente dominaria de forma excelente. E aquilo no último quadrinho da página 3 é uma arma de verdade? Mesmo assim, vale dar uma olhada, o homem de neandertal é muito bom e alguns dos rostos são muito evocativos.

A isso, acrescento apenas duas considerações TÉCNICAS. Primeiro, a história mistura convenções de diversos gêneros, como terror paranoico  misticismo [a vegetação da selva deve mais aos mundos abstratos do Dr. Estranho do que à biologia], viagem no tempo, Idade da Pedra, CRIME e final O. Henry]; segundo, o próprio traço de Ditko, onde a expressividade faz com que os rostos se transformem em caricaturas grotescas [efeito só potencializado pela colorização MUCHO LOCA e pelo aspecto BONECO DE PANO dos corpos], recheado de planos-detalhe, e algumas ideias INCIPIENTES de composição de página: Ditko não costuma usar PIROTECNIAS na grade de quadrinhos, mas veja como a 4ª página forma um todo COERENTE.

Tudo isso segue DEPOIS DO PULO.






                  

Nenhum comentário: