MARVEL COMICS: THE UNTOLD STORY, DE SEAN HOWE: "O LADO CRIATIVO E O ECONÔMICO NÃO SÃO DUAS ETAPAS SEPARADAS DA PRODUÇÃO: SÃO APENAS UM PROCESSO"

[NFN DIÁRIO #198]                                        * * *                                                [26/3/2013]

Compre na Amazon
Santiago Garcia, do Mandorla, resenhou Marvel Comics: The Untold Story [+], o livro de Sean Howe [+] sobre a história da Marvel, recentemente lançado na Espanha [onde foi traduzido pelo próprio Garcia]:

Este livro não foi escrito para o público-fã, mas para o público geral. Vi ele nas prateleiras de lançamento da Barnes & Noble entre a biografia de Lincoln e No Easy Day, e Howe trabalhou para meios mainstream como a Entertainment Weekly. Ou seja, não foi pensado nem escrito para Marvel Zombies. Eu, por outro lado, já tinha um conhecimento bastante amplo e firme sobre a história da Marvel antes de começar essa leitura. Ou seja, estou mais perto do Marvel Zombie que do curioso casual. E, no entanto, aproveitei muitíssimo  Não apenas pela quantidade de informação nova que ainda assim o livro me forneceu (especialmente da última etapa da Marvel, relacionada com os grandes negócios financeiros dos últimos 20 anos), mas principalmente sobre como se relacionam as diferentes fontes e dados em um relato no qual as relações entre criatividade, autoria, economia e empresa é inseparável. 

Nenhum comentário: