DON ROSA: NO MORE


 [WWB #29]                                                       * * *                                                  [28/3/2013]

Don Rosa [de The Life and Times of Scrooge McDuck], junto com Carl Barks, é um dos melhores quadrinistas que já trabalhou para a Disney.  Desde 1990, a editora dinamarquesa Egmont publica os seus gibis, relação que culminou no lançamento da Don Rosa Collection, série que reúne precisamente as suas melhores histórias para a editora dos patos e ratos em um formato DELUXE. O último volume [o 9º] terminaria com uma espécie de epílogo de Rosa, explicando porque não faz mais quadrinhos.

A Disney vetou a publicação [na verdade, suspendeu o licenciamento de suas histórias para a edição: lembra disso?]. A eficácia da decisão da empresa foi LIMITADA [para não dizer NULA]: Rosa publicou o epílogo na Internet, e é isso que nos traz aqui hoje. Os motivos de Rosa passam pelo excesso de trabalho, pela forma pela qual funciona o sistema de licenciamento da Disney [daí o veto; o troço é meio KAFKIANO mesmo]...

No entanto, a atitude desses editores e todo o sistema estavam gradualmente pagando o preço na minha crescente depressão. Não podia evitar me dar conta que eu tinha fornecido a essas pessoas vinte anos de trabalho que eles iam reimprimir e re-reimprimir ao longo do próximo século sem me oferecer um centavo em royalties. Era um verme insidioso que estava corroendo a minha alma. Matou o meu entusiasmo. E era o meu entusiasmo pelos fãs que adoravam esses personagens de Barks tanto quanto eu que me mantinha em pé.

…pela sua saúde mental [sofre de depressão] e VISUAL: o artigo termina por colocar a culpa no “bendito olho esquerdo”, que fez com que a decisão de parar de desenhar fosse “inevitável”. E é isso que faz dessa postagem um WWB -- o próprio Rosa divulgou um vídeo para explicar de forma gráfica como a sua visão de seu olho esquerdo [não] funciona:

Nenhum comentário: