AKIRA, DE KATSUHIRO OTOMO: TRINTA ANOS

[NFN DIÁRIO #190]                                        * * *                                                [14/3/2013]

Iván Aliaga e Miguel Nuño, no El Mundo, criaram um infográfico sobre Akira, o mangá de Katsuhiro Otomo [+] que, no final do ano passado, comemorou trinta anos do início de sua elaboração [o projeto inicial de Otomo é de dezembro de 1982].

Sobre a colorização da versão americana, obra de Steve Oliff:

Quando a editora Marvel Comics quis lançar a obra nos Estados Unidos em 1988, ela foi colorizada por motivos comerciais, além de alterado o sentido da leitura, do ocidental para o oriental. Com a supervisão de Otomo, o destacado colorista Steve Oliff fez em 'Akira' a primeira série colorida completamente de forma digital; um processo lento naquela época, pelo qual ganhou elogios ou prêmios. Oliff afirmou: "Não tinha ouvido falar de Akira, mas decidi usar todos os meus recursos nas minhas (quatro páginas) de prova de cor. Usei todos os truques que tinha: aerógrafo  colorização com Pantone, colorização com lápis, rotuladores saturados (...) e me deram o trabalho. AS separações de cor da Marvel eram ruins e eu sugeri que me deixassem tentar colorizar com um computador (...), um IBM 286 de 12mhz, com uma placa de vídeo AT&T Targa, DOS, o seu software Kaliedoscope e um monitor. Tinha um dissipador de calor feito a mão". 

                  

Nenhum comentário: