SUPERBOWL XLVII: BATALHA CAMPAL TAMBÉM É CULTURA



[NFN 100MG #44]                                         * * *                                                  [7/2/2013]

Nesse domingo, o Ravens de Baltimore ganhou a Superbowl, disputada em Nova Orleans, do San Francisco 49ers. É o maior evento esportivo do mundo-mundial dos Estados Unidos. 

Seria uma questão ESTRANHA ao TENTE NÃO SER UM NERD TARJA PRETA POR UM SEGUNDO se não fosse por esse artigo de Geoffrey Norman, do Weekly Standard, que desvendou o PEDIGREE HIGHBROW da final. Só faltou mencionar H. L. Mencken e The Wire [+], ambos filhotes da cidade do SUPERCAMPEÃO Ravens.

O time de Baltimore se chama de "Ravens" ["corvos"]. O nome incomum é tirado do poema do mesmo título porque, ainda que Edgar Allen Poe deva tê-lo escrito ou em Nova Iorque ou na Filadélfia  os seus ossos descansam em Baltimore. O nome foi escolhido entre aqueles enviados pelos torcedores em um concurso realizado depois que o time se mudou de Cleveland para Baltimore.

Os rivais de São Francisco do Ravens também tem um nome com pedigre literário. Eles sãoc chamados de 49ers pelos garimpeiros que invadiram o oeste depois da descoberta do ouro em 1849, coincidentemente o ano da morte de Poe.

Nenhum comentário: