ALEX TOTH: GENIUS, ILLUSTRATED


[NFN DIÁRIO #181]                                        * * *                                                [22/2/2013]

John Parker, no Comics Alliance, resenhou o segundo volume [de três] de Genius, Illustrated, mistura de antologia com biografia de Alex Toth [+] organizada por Dean Mullaney e Bruce Canwell que a IDW publicou. Em determinados momentos parece um press-release, mas vale pelo VALOR INFORMATIVO.

Entre as suas passagens na Hanna-Barbera ou fazendo story-boards para filmes, Toth voltou para os quadrinhos com um traço que era ainda mais enxuta e mais controlada, e instintos narrativos que tinham sido afiados com um diamante. Como o livro claramente mostra, Toth continuou a evoluir o seu estilo até mesmo quando já estava no negócio dos quadrinhos há três décadas, e se pode dizer que o seu melhor trabalho foi o realizado no período posterior à sua frutífera relação com a Hanna-Barbera. O seu senso de iluminação e do uso de preto, os ângulos de câmera, o trabalho com os personagens, o design de suas páginas e a consistência de sua linha alcançaram novos auges no final dos sessenta, e continuou através dos oitenta. Caso você precise de provas, diversas histórias marcantes de Toth são reproduzidas na íntegra: "Burma Sky", escrita por Archie Goodwin, a história definitiva da Hot Wheels, "The Case of the Curious Classic", "White Devil...Yellow Devil!" com Robert Kanigher, e muitas outras.

Muito mestre.


Nenhum comentário: