MATT BAKER: "QUADRINHOS QUE FORMAM UM TIPO DE VERSÃO NARRATIVA DE UM PIN-UP"

[NFN DIÁRIO #167]                                        * * *                                                [31/1/2013]

Compre na Amazon
Eddie Campbell [+], desenhista de From Hell, escreveu um artigo no The Comics Journal sobre Matt Baker: The Art of Glamour, biografia do quadrinista recentemente lançada pela TwoMorrows e editada por Jim Amash e Eric Nolen-Weatherington. Baker, se você não sabe, é um quadrinista da primeira metade do século passado que trabalhou para o Iger Studios [que, à época, contava com Will Eisner] especializado em desenhar mulheres VOLUPTUOSAS e com fama de GALÃ, que morreu com 39 anos, de problemas cardíacos. 

Baker foi o mestre de uma fase estilística dos quadrinhos do final dos anos 40, socada entre os quadrinhos de super-heróis e de terror, conhecida pelos fãs e colecionadores como "good girl art", o que quer dizer que são quadrinhos que formam um tipo de versão narrativa de um pin-up. Isso provavelmente essa fase mais no campo do kitsch do que da arte, como uma versão ainda mais low-brow de calendário de mulheres. Tenho certeza que pode ser explicado sociologicamente como uma forma de leitura que alimentava os gostos de uma geração de jovens militares retornando para casa, que liam quadrinhos quando foram enviados para fora e que não tinha certeza do que eles deveriam render quando enviaram eles de volta, fora que agora eles estava interessados em sexo.

Nenhum comentário: