"O LIVRO NÃO FAZ JUS AO SUBTÍTULO"

[NFN DIÁRIO #139]                                         * * *                                                 [18/12/2012] 

Mais uma resenha de Marvel Comics: The Untold Story [+], o livro de Sean Howe [+]. Uma negativa, pra variar. Mas o problema de C.T. May, que escreveu a resenha no Splice Today, parece ter sido mais com o APPROACH do que com o PERTINÊNCIA propriamente dita: 

[...] A pesquisa de Howe, quando escrita, tem o interesse de um artigo da Entertainment Weekly de 432 páginas. As idas e vindas dos proprietários, executivos e editores se transformam em uma confusão. É como escutar alguém em uma viagem decarro descrevendo as guerras entre os Guelphs e os Ghibellines -- uma maldita coisa depois da outra.

Mais ainda, o livro não faz jus ao seu subtítulo. A história da Marvel não foi contada de ponta a ponta, como é aqui, mas isso é apenas porque o livro de Howe foi lançado 15 anos depois da segunda edição de The Comic Book Heroes: The First History of Modern Comic Books — From the Silver Age to the Present, escrito por Gerard Jones e Will Jacobs. O capítulo sobre a Marvel no livro de Jones e Jacobs é muito melhor ao traçar o surgimento da Marvel dos problemas do final da década de 50 ao Golias dos quadrinhos americanos. A escrita é vívida e Jones-Jacobs dão vida ás personalidades envolvidas em seu trabalho.

Nenhum comentário: