CHRIS WARE EM REDE NACIONAL

 

[WWB #20]                                                       * * *                                                  [10/12/2012]

Os quadrinhos não são apenas mais para nerds -- ao menos, essa é a TESE do Comics Beat, que publicou esse artigo para embasá-la.

O texto passa por outros artigos escritos em diversos periódicos "físicos" tratando do meio com mais respeito do que os leitores de quadrinhos e a sua baixa auto-estima estão acostumados a esperar.

O ponto alto, no entanto, é a participação de Chris Ware [+] no The Cycle, programa do canal de televisão MSNBC, onde foi entrevistado pelo "crítico cultural" Touré.

Touré é um feliz, inclusive considerando os padrões habituais de babaquice da MSNBC, e Chris Ware está visivelmente constrangido [nada de se estranhar, pelo que se sabe de sua personalidade: ser entrevistado em rede nacional provavelmente vai ser o tema de seus pesadelos nos próximos vinte anos], então a entrevista é mais engraçada do que informativa: em basicamente todas as respostas, Ware contradiz Touré.

Duelo de titãs.

Em determinado momento [lá por 4 minutos e 35 segundos do vídeo], Touré narra uma conversa de bastidores, seus colegas teriam dito que Building Stories [+] [o tema da entrevista] é um "comic book", e ele que é uma "graphic novel", para depois perguntar a Ware que termo ele prefere. A resposta:

Visit NBCNews.com for breaking news, world news, and news about the economy


Eu prefiro a expressão comic-book porque ela não tem a pretensão que a expressão graphic novel trouxe para o meio, ainda que quando as pessoas me perguntem o que eu faço o mais provável é que eu responda "graphic novel", apesar de que tem algo na expressão que faz parecer que eu faço pornografia, então eu tenho que explicar que não é uma "novel" que é "graphic", mas que é uma história contada em imagens.

Nenhum comentário: