"NOS SEGUINTES PARÁGRAFOS SE DISCUTEM DIVERSOS ASPECTOS DE UM GIBI PROPOSTO PARA SER REALIZADO POR RICHARD CORBEN E EDITADO POR MARVEL COMICS"


[NFN DIÁRIO #123]                                        * * *                                                  [26/11/2012]

No Entrecomics, desencavaram uma troca de correspondências entre Richard Corben [+] e Stan Lee [+], tiradas do livro The Stan Lee Universe [editora TwoMorrows, 2011], escrito por Roy Thomas e Danny Fingeroth.

Lee, aparentemente, buscava uma forma de aproveitar a onda underground publicando, através da Marvel, um gibi novo de Corben. O ponto de partida é uma proposta bastante detalhada, enviada de Corben a Lee, aparentemente em resposta a um pedido anterior desse último. A divergência, no final, ficou por conta do trecho “mas tem o seguinte: é meu e eu que faço tudo”.

O projeto, em linhas gerais, nas palavras de Corben, consistiria em:

Nos próximos parágrafos se discutem diversos aspectos do gibi proposto para ser realizado por Richard Corben e editado por Marvel Comics Group. Ainda que esteja relacionado com os o tipo de quadrinhos estabelecido e com os quadrinhos underground, quero que seja algo diferente em alguns aspectos. Seria dirigido a um público de jovens adultos maiores de 16 anos. Pegando emprestado o sistema de classificação etária do cinema, conteria material que vai de PG a X, mas de acordo com as minhas idéias de bom gosto. 

Bom gosto, por Richard Corben

Competiria de alguma forma com o underground, e não com os gibis normais. Gostaria de criar uma embalagem o mais atrativa possível e vender-lo em uma margem de preço de entre 50 centavos e um dólar. O título também teria relação com a Warren, porque quero que tenha capas de impressão de alta qualidade, de luxo.

Por outro lado, o CERNE da resposta de Lee foi:

Ainda que tentemos garantir toda a liberdade de expressão possível para as pessoas que trabalham para nós, sempre pensamos que a responsabilidade definitiva e autoridade final de tudo o que se faz com o selo Marvel somente pode cair sobre os ombros do editor da Marvel.

Se o espanhol não é teu forte, não se desespere: no final da postagem, em imagens, você tem as páginas originais do livro, com as cartas devidamente escaneadas.

Nenhum comentário: