WWB#14: MASTERS OF THE COMIC BOOK ART!



* * *

Masters of the Comic Book Art é uma espécie de documentário -- pela via do ACÚMULO DE ENTREVISTAS -- apresentado pelo escritor de ficção científica [inclusive de algumas hqs] Harlan Ellison lançado em 1987.

Esses são os DADOS PUROS, DUROS E FRIOS: a verdade é que eu estou te dando O CAMINHO DAS PEDRAS para encontrar depoimentos de Neal Adams, Steve Ditko, Will Eisner, Moebius, Jack Kirby, Harvey Kurtzman, Frank Miller [somado a VASTA CABELEIRA], Bernie Wrightson, Dave Sim e Art Speigelman. O que segue abaixo é uma AMOSTRAGEM, formada precisamente pelo bloco dedicado a Steve Ditko -- não, ele não aparece ao vivo [não deve existir nenhuma gravação em video de Ditko], se trata da leitura de algo como o editorial de Mr. A, o herói objetivista criado por Ditko independentemente.

Mas o resto é tão VASTO quanto chamativa é a chaqueta amarela oitentista de Ellison ou a cabeleira de Frank Miller: Ellison se refere a Kurtzman como pai dos quadrinhos underground, além de compará-lo com H. L. Mencken, Kirby comenta o seu processo criativo ["Eu vejo as histórias acontecerem. Eu conheço os personagens primeiro. Quando eu coloco eles no papel, eles já viveram. As minhas histórias são muito sinceras"] e você pode ver Dave Sim em pleno processo de criação de Cerebus.

Nenhum comentário: